Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Esporte

Esporte

Cotidiano e muito esporte

Diogo Moreira vai para a MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Brasileiro assina contrato com a Honda e vai competir na principal categoria do motociclismo em 2026
Esporte
Foto: imagem de reproduçãoDiogo Moreira pilotando na Moto2
Diogo Moreira pilotando na Moto2

O brasileiro Diogo Moreira será piloto da MotoGP a partir de 2026. O brasileiro assinou um contrato com a Honda Racing Corporation e vai integrar a equipe Honda LCR, comandada por Lucio Cecchinello. O tempo de contrato não foi especificado, apenas citado como "múltiplos anos". Ele vai correr ao lado do francês Johann Zarco na equipe.

Natural de São Paulo, Moreira é considerado uma das maiores promessas do motociclismo mundial. Ele estreou no Mundial em 2022, na categoria Moto3, onde somou uma vitória, três pódios e duas poles em 39 corridas. Em 2024, subiu para a Moto2 e foi eleito Rookie of the Year (Estreante do Ano).

Foto: Reprodução/InstagramDiogo Moreira será o representante brasileiro na MotoGP
Diogo Moreira será o representante brasileiro na MotoGP

Nesta temporada de 2025, luta pelo título da categoria, apenas nove pontos atrás do líder, com vitórias em Assen, Áustria e Indonésia, além de outros cinco pódios. No anúncio da ida à MotoGP, o brasileiro destacou a emoção de realizar um sonho de infância:

- Ingressar no Campeonato Mundial de MotoGP com a Honda LCR é a realização de um sonho. Quero agradecer à Honda e à equipe por acreditarem em mim e me darem essa oportunidade incrível. Estou animado para aprender, evoluir e lutar por grandes resultados no mais alto nível do motociclismo - disse.

O chefe da equipe, Lucio Cecchinello, também celebrou a chegada do jovem piloto:

- Estamos muito felizes em anunciar a chegada de Diogo Moreira à nossa equipe. Sem dúvida, ele possui todas as qualidades para se tornar um dos grandes nomes da MotoGP. Diogo tem um talento inegável, uma profunda paixão pelas corridas e já provou sua velocidade em todos os tipos de motos e categorias. Em nome de toda a equipe LCR, dou as boas-vindas a Diogo e agradeço à Honda HRC por confiar em nós neste empolgante projeto para 2026- disse.

Foto: imagem de reproduçãoDiogo Moreira celebra pódio na etapa de Barcelona da Moto2 em 2024
Diogo Moreira celebra pódio na etapa de Barcelona da Moto2 em 2024

Com apenas 21 anos, Diogo Moreira se tornará o primeiro brasileiro na MotoGP desde Alexandre Barros. O paulista competiu pela última vez na categoria em 2007; portanto, Diogo vai quebrar um jejum de 19 anos do país na categoria rainha do motociclismo.

Na história, o jovem é o quinto representante do Brasil na principal categoria do motociclismo mundial. Os primeiros foram Adu-Celso Santos e Edmar Ferreira, ainda nos anos 70; em 1981, foi Marco Greco quem permaneceu na competição, entre 1981 e 1986. Foram 21 anos sem pilotos até a chegada de Barros.

A estreia de Diogo na MotoGP está prevista para o dia 1º de março de 2026, data do GP da Tailândia que abre a temporada. Logo em seguida, a competição chega ao Brasil: o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, recebe a segunda etapa do campeonato.

Font: GE

Comente