Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Esporte

Esporte

Cotidiano e muito esporte

João Fonseca despacha Fokina por 2 sets a 0, e é campeão do ATP 500 da Basileia

João Fonseca conquista o título mais importante para o tênis brasileiro, desde Gustavo Kuerten
Esporte
Foto: imagem de reproduçãoJoão Fonseca comemora ponto na final do ATP 500 da Basileia, na Suíça
João Fonseca comemora ponto na final do ATP 500 da Basileia, na Suíça

Com apenas 19 anos, João Fonseca segue fazendo história no tênis. Neste domingo (26), na Suíça, o tenista brasileiro derrotou o espanhol número 18 do mundo Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4 , e conquistou o ATP 500 da Basileia.

Este foi o segundo título do brasileiro no circuito profissional da ATP. Em fevereiro de 2025, Fonseca foi campeão em Buenos Aires, na Argentina. O tenista também soma conquistas importantes no juvenil, incluindo o US Open (2023) e o Next Generation (2024).

Fonseca também foi o primeiro brasileiro a chegar a uma final de ATP 500, desde a reformulação do circuito, e o quarto mais jovem a disputar a decisão na Basileia, terra natal de ninguém menos que Roger Federer, decacampeão por lá entre 2006 e 2019.

Inclusive, o brasileiro superou marca do suíço no torneio, sendo campeão aos 19 anos e 2 meses, enquanto Federer, que chegou à sua primeira final com a mesma idade, mas só foi vencer na Basileia com 25.

Para conquistar o título, o brasileiro também venceu Giovanni Perricard, Mesik (W.O), Shapovalov e Munar, antes de consumar a conquista diante de Fokina, que venceu pela segunda vez só neste ano, após o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.

A FINAL

João Fonseca começou a decisão a mil por hora e abriu rapidamente vantagem por 3 a 0. O brasileiro quebrou o serviço do espanhol sem deixá-lo ganhar um ponto sequer. Fokina até devolveu a quebra e chegou a encostar, mas voltou a ser quebrado, e Fonseca fechou o primeiro set em 6/3.

Foto: imagem de reproduçãoJoão Fonseca levantando a taça de campeão do ATP 500 da Basileia
João Fonseca levantando a taça de campeão do ATP 500 da Basileia

E o segundo set começou da melhor maneira possível. Fonseca abriu 40 a 0, viu Fokina encostar, mas confirmou a quebra e largou na frente com um 2 a 0. Assim como no primeiro set, Fokina encostou novamente no placar, mas João caprichou no serviço e contou com uma sequência de aces para seguir em vantagem.

O brasileiro chegou a ter um match point no nono game, quando quase quebrou de novo o espanhol, mas viu Fokina confirmar o saque. Fonseca fechou o jogo então por 6/4 logo na sequência.

Fonte: ESPN Brasil

Comente