Norris leva título em Abu Dhabi e encerra jejum de 17 anos da McLaren no Mundial de Pilotos
Desde 2008, com Lewis Hamilton, a McLaren não sabia o que era ter um piloto campeão do mundo na Fórmula 1.O título da Fórmula 1 2025 é enfim de Lando Norris. O terceiro lugar no GP de Abu Dhabi deste domingo (7) assegurou o caneco ao britânico na final da temporada e ainda tirou a McLaren de uma fila que já durava 17 anos na principal categoria do automobilismo mundial, desde a conquista de Lewis Hamilton em 2008.
Norris chegou a Abu Dhabi precisando apenas terminar no pódio, mas a vitória de Max Verstappen no GP do Catar, o penúltimo, também colocou o neerlandês na decisão, além de Oscar Piastri. Lando, então, pegou a primeira fila na classificação, mas perdeu o posto para o colega de McLaren ainda na primeira volta. Mesmo assim, segurou o que era necessário para encerrar o ano no topo da F1.
Verstappen, por sua vez, venceu o GP de Abu Dhabi, deixando a diferença entre eles ao final em somente 2 pontos. Piastri foi o terceiro. Com o resultado, o britânico fechou a 24ª etapa com 423 tentos, ao passo que Max chegou aos 421 e Piastri, 410.
Este é o 13º título de um piloto da McLaren na Fórmula 1. O primeiro foi conquistado por Emerson Fittipaldi em 1974. Dois anos depois, James Hunt levou o caneco por apenas 1 ponto de diferença para Niki Lauda, na histórica final de 1976.
Lauda, contudo, levou a McLaren ao título em 1984, na disputa mais acirrada da história. Apenas 0.5 ponto separou o austríaco de Alain Prost, que era seu companheiro de equipe. No ano seguinte, o francês tornou-se campeão da F1 pela primeira vez na carreira.
Prost, aliás, marcou uma das eras mais ricas da McLaren na F1 ao protagonizar duelos épicos com Ayrton Senna. Em 1986, ele chegou ao bi, mas perdeu para o brasileiro em 1988. O troco, no entanto, veio em 1989.
Prost deixou a McLaren ao final daquele ano, mas Senna continuou lá até 1993. Foram mais dois títulos de Ayrton dentro desse período (1990 e 1991), até a mudança para a Williams. A McLaren, então, só voltou a ter um piloto campeão em 1998, com Mika Häkkinen.
O finlandês ainda conquistou o bi em 1999, antes da era de maior domínio da Ferrari, com Michael Schumacher. Por fim, na controversa decisão de 2008, Hamilton bateu Felipe Massa por apenas 1ponto.
A Fórmula 1 volta em 9 de dezembro com os testes coletivos da pós-temporada, em Abu Dhabi
Fonte: Grande Prêmio
