Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Cultura & Inovação

Cultura & Inovação

Blog voltado a Cultura, Inovação e o Empreendedorismo onde o repórter, Eloy Figueiredo deixará o leitor antenado com o momento e as tendências.

Artista piauiense leva exposição para o Rio de Janeiro com programação gratuita

Com uma estética singular, as obras de Bezerra transmitem uma sensação contínua de movimento

O artista piauiense Junior Bezerra estreia no Rio de Janeiro com a exposição Vertigem, que estará em cartaz de 1º de agosto a 30 de outubro de 2025, no Espaço Cultural Mistura Gente, localizado na Rua da Alfândega, 50 – Centro. A exposição já passou pelas cidades de Teresina (PI), com estreia nacional no Sesc Cajuína, e Parnaíba (PI), no Sesc Caixeral.

Assinada por Junior Bezerra, a mostra apresenta uma narrativa visual construída por meio de recortes circulares e colagens vibrantes, explorando cores e formas de maneira inovadora. A exposição convida o público a mergulhar em um universo sensorial, onde o movimento e a repetição criam a sensação de vertigem — conceito central do trabalho.

Foto: DivulgaçãoO artista piauiense Junior Bezerra estreia no Rio de Janeiro com a exposição Vertigem
O artista piauiense Junior Bezerra estreia no Rio de Janeiro com a exposição Vertigem
Com uma estética singular, as obras de Bezerra transmitem uma sensação contínua de movimento, convidando o olhar a se surpreender a cada detalhe. Elementos como desequilíbrio e dinamismo se destacam nas composições, revelando uma técnica instigante e expressiva.

A exposição ganhou forma a partir de uma parceria com uma consultoria em gestão de projetos culturais do Espírito Santo, que enxergou potencial no trabalho do artista. “Recebi o convite depois que conheceram minha produção. A proposta era desenvolver um projeto expositivo em conjunto, com apoio do Ministério da Cultura . E foi assim que tudo começou”, conta Bezerra.

Foto: DivulgaçãoO artista piauiense Junior Bezerra estreia no Rio de Janeiro com a exposição Vertigem

A narrativa visual é construída por recortes em forma de círculo, que conduzem o espectador por caminhos de encontros e desencontros visuais. O uso das formas geométricas e suas rotações provoca uma sensação de vertigem — justamente o nome da exposição, que mergulha em experimentações imagéticas ousadas e envolventes.

Foto: DivulgaçãoA narrativa visual é construída por recortes em forma de círculo, que conduzem o espectador por caminhos de encontros e desencontros visuais
A narrativa visual é construída por recortes em forma de círculo, que conduzem o espectador por caminhos de encontros e desencontros visuais

Serviço

Além da visitação aberta, a programação oferece visitas guiadas e oficinas de colagem, promovendo uma experiência interativa e educativa. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto conta com coordenação da Coppo Consultoria em Gestão de Projetos Culturais e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Foto: DivulgaçãoO artista piauiense Junior Bezerra estreia no Rio de Janeiro com a exposição Vertigem
O artista piauiense Junior Bezerra estreia no Rio de Janeiro com a exposição Vertigem

Comente