Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Cultura & Inovação

Cultura & Inovação

Blog voltado a Cultura, Inovação e o Empreendedorismo onde o repórter, Eloy Figueiredo deixará o leitor antenado com o momento e as tendências.

CapacitIA e Observatório do OPA são lançados com foco em inteligência artificial

Evento marca lançamento de curso em IA e nova plataforma de transparência do OPA no Piauí

Um novo passo rumo à inovação e à participação cidadã foi dado com o lançamento oficial do CapacitIA e do Observatório do OPA, que ocorrerá nesta sexta-feira (23 de maio), às 11h30, no auditório da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult), em Teresina.

O evento marca o início do programa de capacitação em inteligência artificial voltado para representantes de entidades e associações cadastradas no Orçamento Participativo Digital (OPA) das cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Capacitação e protagonismo popular

O CapacitIA tem como objetivo transformar conhecimento em ação prática, conectando presente e futuro por meio da IA. A formação busca promover protagonismo popular, oferecendo uma visão aplicada e acessível sobre o uso da tecnologia no cotidiano de quem atua diretamente com demandas sociais.

“É inovação na prática, com foco na inclusão e no empoderamento das comunidades”, destacaram os organizadores.

Observatório do OPA: mais transparência e participação

Outra novidade apresentada foi o Observatório do OPA, disponível no site da Seplan (seplan.pi.gov.br). A ferramenta permitirá o acompanhamento em tempo real das propostas apresentadas no OPA, garantindo mais transparência, previsibilidade e confiança no processo de execução das ações do orçamento participativo.

A iniciativa representa um avanço significativo na forma como a sociedade civil pode acompanhar e participar das decisões públicas de forma ativa e informada.

Foto: OpaPiauiCapacitIA e Observatório do OPA são lançados com foco em inteligência artificial e transparência
CapacitIA e Observatório do OPA são lançados com foco em inteligência artificial e transparência

Comente