Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Cultura & Inovação

Cultura & Inovação

Blog voltado a Cultura, Inovação e o Empreendedorismo onde o repórter, Eloy Figueiredo deixará o leitor antenado com o momento e as tendências.

Cinema Itinerante a energia solar leva exibição gratuita a Teresina

Projeto Cine Solar promove sessão cultural com curtas socioambientais no bairro Bela Vista
Cultura & Inovação

O Cine Solar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, realiza nesta terça-feira (30) uma parada especial no bairro Bela Vista, Zona Sul de Teresina. A sessão gratuita acontece no Centro Educacional de Tempo Integral Indígena Oka Ka Inaminanoko, a partir das 18h.

O público poderá assistir a curtas-metragens socioambientais e ao filme infantil “Moana 2”. Além da exibição, haverá distribuição de pipoca, garantindo uma experiência completa de cinema.

O itinerante conta com um furgão, veículo adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega as cadeiras do cinema com os equipamentos da energia solar e projeção das produções audiovisuais.

Além das sessões de cinema, será realizada a Oficinema Solar com os estudantes do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko. O objetivo é de sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais e introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual, com a técnica de animação em stop motion.

Foto: DivulgaçãoProjeto Cine Solar promove sessão cultural com curtas socioambientais e animação “Moana 2”
Projeto Cine Solar promove sessão cultural com curtas socioambientais e animação “Moana 2”

De forma online, os jovens constroem, protagonizam e roteirizam um curta-metragem, que será exibido na sessão para toda a população.

Essa será a 9ª edição do CineSolar, projeto que busca democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover ações sustentáveis e inclusão social. Ele é viabilizado pela Lei Rouanet com patrocínio do banco BV, apoio da escola sede do evento, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, incentivar práticas sustentáveis e aproximar comunidades de produções audiovisuais que discutem meio ambiente, cidadania e diversidade

Comente