Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Cultura & Inovação

Cultura & Inovação

Blog voltado a Cultura, Inovação e o Empreendedorismo onde o repórter, Eloy Figueiredo deixará o leitor antenado com o momento e as tendências.

Dell é alvo de ataque hacker e tem 1,3 TB de dados vazados por grupo World Leaks

Empresa afirma que dados de clientes não foram comprometidos e que investiga o caso com especialista
Cultura & Inovação

A Dell Technologies confirmou que sofreu um ataque cibernético que resultou no vazamento de cerca de 1,3 terabytes de dados sigilosos. A ofensiva foi reivindicada pelo grupo World Leaks, que utilizou um ataque do tipo ransomware para sequestrar e exfiltrar os dados. A ação ocorreu no início de julho e teria atingido um ambiente isolado da companhia, conhecido como Customer Solution Center, utilizado para testes e demonstrações.

O grupo criminoso divulgou em seu site trechos da estrutura interna de diretórios da Dell, como forma de comprovar o acesso aos sistemas. Os dados obtidos incluem arquivos de backup da área de TI, configurações de sistemas, logs, documentos de provas de conceito (PoCs) e até mesmo uma base interna de contatos corporativos — esta última, segundo a empresa, desatualizada e de “importância operacional mínima”.

A Dell se pronunciou por meio de nota oficial, informando que os sistemas de produção e os dados de clientes não foram afetados. A companhia assegura que o ambiente invadido está segregado de sua rede principal, e que não houve comprometimento de informações sensíveis de consumidores ou parceiros.

“Estamos conduzindo uma investigação minuciosa, com o apoio de especialistas em segurança cibernética, para entender a extensão do ataque e garantir a proteção de nossos sistemas”, afirmou a Dell.

Foto: DellDell é alvo de ataque hacker e tem 1,3 TB de dados vazados por grupo World Leaks
Dell é alvo de ataque hacker e tem 1,3 TB de dados vazados por grupo World Leaks

O World Leaks é uma facção derivada do antigo grupo Hunters International, conhecido por ataques a grandes empresas e extorsão com base em dados roubados. Desde janeiro de 2025, o grupo alega ter invadido pelo menos 49 corporações ao redor do mundo, utilizando táticas sofisticadas para infiltrar redes corporativas.

Apesar da gravidade da invasão, a Dell reafirmou sua política de não negociar com cibercriminosos e disse que manterá os esforços focados na segurança e transparência.

O caso reacende o alerta sobre os riscos cibernéticos enfrentados por grandes corporações e evidencia a necessidade de infraestrutura reforçada para conter ataques cada vez mais frequentes e articulados. Autoridades e especialistas seguem acompanhando os desdobramentos da investigação.

Comente