Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Cultura & Inovação

Cultura & Inovação

Blog voltado a Cultura, Inovação e o Empreendedorismo onde o repórter, Eloy Figueiredo deixará o leitor antenado com o momento e as tendências.

Governador Rafael Fonteles autoriza cursos superiores em inteligência artificial

O bacharelado contará com 30 vagas anuais em uma turma, enquanto o curso de tecnologia terá 90 vagas

O governador Rafael Fonteles autorizou, por meio do decreto nº 23.933, publicado no Diário Oficial, nesta quinta-feira (3), o funcionamento dos cursos de Bacharelado em Inteligência Artificial e de Tecnologia em Inteligência Artificial na Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), localizada em Teresina. A autorização amplia a presença da formação tecnológica no ensino superior público estadual.

A autorização tem como base o parecer CEE/PI nº 062/2025, aprovado pela resolução CEE/PI nº 064/2025, que credencia a PIT para ofertar os novos cursos até dezembro de 2029. O bacharelado contará com 30 vagas anuais em uma turma, enquanto o curso de tecnologia terá 90 vagas distribuídas em três turmas. O decreto atende a solicitação da Secretaria da Educação (Seduc), por meio do ofício nº 1751/2025, e já está em vigor.

Foto: ASCOM / Governo do PiauiGovernador Rafael Fonteles autoriza cursos superiores em inteligência artificial na PIT

“São cursos que vão ser executados no Hub Investe Piauí, que hoje é a sede da Faculdade PIT, com a conexão já direta desses alunos ao mercado de startups, aos empreendedores, aos pesquisadores, aos investidores que atuam nesse mercado de inovação, fazendo com que os alunos possam ter cada vez mais acesso a novos mercados e a novas oportunidades, trabalhando não só com a teoria, mas estando muito próximos da prática”, destacou Cristiano Vargas, diretor-presidente da Faculdade Estadual PIT.

Foto: ASCOM / Governo do PiauiGovernador Rafael Fonteles autoriza cursos superiores em inteligência artificial na PIT

A inclusão da disciplina de Inteligência Artificial (IA) foi implantada em 2024 na rede de ensino. A iniciativa beneficia mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, reforçando o projeto de universalização das escolas de tempo integral conduzido pela Seduc.

Comente