MinC e Ancine lançam segunda edição do edital de coprodução Audiovisual
Edital apoia longas brasileiros em coprodução com o Uruguai; inscrições abrem em 4 de junhoO Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciaram a abertura da segunda edição da Chamada Pública BRDE/FSA – Coprodução Brasil-Uruguai 2025, voltada ao apoio a projetos de produção independente de longas-metragens.
O edital contempla filmes de ficção, documentários e animações, que deverão ser realizados em regime de coprodução internacional com o Uruguai. Nesta edição, produtoras brasileiras independentes poderão participar na qualidade de coprodutoras minoritárias, integrando projetos com parceiros uruguaios.

Período de inscrição
As inscrições estarão abertas de 4 de junho a 7 de julho de 2025, e o processo será conduzido pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
O objetivo da chamada é fortalecer parcerias entre Brasil e Uruguai no setor audiovisual, incentivando a circulação internacional de conteúdos e promovendo a diversidade cultural por meio do intercâmbio entre profissionais e narrativas dos dois países.
Os editais e seus anexos estão disponíveis para consulta no site oficial: www.brde.com.br/fsa