Rio de Janeiro sedia seminário sobre gestão compartilhada de espaços culturais
Evento reúne gestores públicos e especialistas no Palácio Capanema para discutir novos modelosO Palácio Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, sedia nesta quarta (24) e quinta-feira (25) o 25º Seminário “Horizontes da Gestão Cultural”, que promove discussões fundamentais sobre a gestão compartilhada de equipamentos culturais públicos entre o poder público e a sociedade civil. O evento reúne autoridades, gestores culturais e representantes de instituições de todo o país, reforçando a importância da articulação federativa e da participação social na formulação de políticas culturais.

Durante os dois dias de programação, seis painéis temáticos abordam desde os marcos legais e os desafios jurídicos até experiências práticas de gestão territorial, sustentabilidade e financiamento.
A abertura do evento conta com o Painel 01, que discute o pacto federativo na cultura e reúne nomes como Márcio Tavares (Ministério da Cultura), Danielle Barros (Secretária de Cultura do RJ), Eliane Parreiras (Secretária de BH), Lucas Padilha (RJ) e Totó Parente (SP), com mediação de Roberta Martins, do MinC.

Na sequência, o Painel 02 apresenta alternativas e modelos de gestão compartilhada, com participações de Maria Marighella (FUNARTE), Fernanda Castro (IBRAM), Cecília Sá (MinC), Daniela Fernandes (Secretaria do Audiovisual), entre outros.

Ainda nesta quarta, o Painel 03 trata dos marcos legais e desafios jurídicos da gestão compartilhada, com especialistas como Kizzy Antunes (MinC), Beth Ponte (ABRAOSC) e Rayssa Rêgo Netto (UNESCO), sob mediação de Francisco Guerreiro, chefe de gabinete da ministra da Cultura.

A programação continua amanhã, quinta-feira (25), com o Painel 04, que discute os arranjos institucionais do Estado como contratante. Estão entre os participantes Luisa Cela (Ceará), Bárbara Bof (BH), Luan Felipe (Spcine) e Claudinéli Ramos (Fundação Energia e Saneamento), com mediação de Letícia Schwarz (MinC).

No período da tarde, o Painel 05 aborda a relação entre os equipamentos culturais e seus territórios, destacando práticas inovadoras de gestão com participação social. Participam representantes do Museu da Vida (FIOCRUZ), Museu da Cultura Hip-Hop (RS), MUHCAB, entre outros.

O encerramento do seminário acontece com o Painel 06, que analisa o papel das Organizações Sociais na gestão cultural, discutindo a eficiência e a complexidade desse modelo. O debate reúne nomes como Úrsula Vidal (PA), Ana Javes (Instituto Mirante), Renata Motta (IDBrasil) e Ricardo Piquet (IDG).

Com temas atuais e relevantes, o seminário reafirma o compromisso do Ministério da Cultura com uma governança democrática, transparente e voltada à valorização da diversidade cultural brasileira.
Link da Live de Transmissão do evento : https://www.youtube.com/watch?v=t9Yx4ePg_G8