A entrega da declaração do Imposto de Renda começa hoje

Contribuinte poderá fazer a declaração pré-estabelecida que garante prioridade na fila de restrição
Redação

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou nesta segunda-feira desde às 8h, e vai até 23h59 de 30 de maio. O contribuinte obrigação de prestar contas que perder o pago deve pagar multa mínima de R$ 165,74 que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Dentre os pagamentos estão as despesas médicas, que dão direito a dedução para quem declara pelo modelo completo, com planos de saúde, gastos com médicos, dentistas e hospitais. As informações da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) estarão carregadas no primeiro dia de envio do IR. Convênios e prestadores de serviços da área de saúde são obrigados a enviar antecipadamente esses dados à Receita. Por isso, os dados de médicos, dentistas, hospitais e clínicas que fizeram o preenchimento das informações do paciente online e enviaram o recibo pela internet também estarão na declaração pré-preenchida já nesta segunda.

A declaração pré-estabelecida, que facilita a vida do contribuidor e garante prioridade na fila de restrição, foi liberado às 9h de hoje, segundo a Receita Federal, Mas ainda não contará com todos os dados abastecidos. A Receita afirma que informações sobre rendimentos e pagamentos já deverão estar liberadas na pré-preenchida a partir de hoje. Pagamentos realizados garantem dedução e podem fazer com que contribuinte tenha restituição maior ou pague menos IR.

Continue lendo após a publicidade

Os salários dos funcionários de empresas que enviaram as informações dentro do prazo já estão disponíveis na declaração pré-preenchida, conforme a Receita Federal.

Para servidores e aposentados, o órgão esclarece que, caso os dados tenham sido devidamente enviados pelos órgãos públicos, eles também estarão detalhados na pré-preenchida nesta fase inicial. No entanto, o sistema só contará com todas as informações completas a partir de 1º de abril, devido ao impacto da greve dos auditores fiscais, que já ultrapassa 100 dias.

Para ter acesso à pré-preenchida, o contribuinte precisa fazer login com sua senha do Portal Gov.br. A opção deve ser escolhida ao abrir uma nova declaração no Programa Gerador da Declaração (PGD) 2025.

Os contribuintes podem baixar o programa em seu computador pelo site oficial da Receita (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf).

Quem preferir não baixar o programa para fazer a declaração terá outras opções disponíveis somente a partir de 1º de abril. Isso inclui o aplicativo Meu Imposto de Renda (MIR) para tablet, celular e computador, além da declaração online pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal).


Clique aqui para conferir as regras do Imposto de Renda 2025.

Leia também