EUA e Japão firmam acordo para mineração e processamento de terras raras

O acordo busca fortalecer cadeias de suprimento
Redação
Foto: Reprodução | ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, firmaram, nesta terça-feira (28), um acordo para assegurar o fornecimento de minerais essenciais e terras raras por meio de mineração e processamento. As informações são da Casa Branca.

O acordo foi assinado durante a viagem do líder norte-americano ao Japão e marca um momento em que ambos os países procuram fortalecer sua cadeia de suprimento de terras raras - minerais essenciais para a produção de tecnologias de ponta.

Segundo o comunicado, os Estados Unidos e o Japão planejam cooperar por meio do uso de ferramentas de política econômica e investimentos coordenados para acelerar o desenvolvimento de mercados diversificados, líquidos e justos para minerais essenciais e terras raras.

Continue lendo após a publicidade

Como parte do acordo, as duas nações concordaram em simplificar e desregulamentar os prazos e processos de licenciamento para os itens citados, além de dialogar sobre políticas de mercado distorcidas e práticas comerciais desleais.

Leia também