Estudantes da rede pública do Piauí levam soluções tecnológicas para feira NEON

Ao longo dos dois dias, mais de 180 estudantes da rede estadual acompanham a programação da feira
Redação

Nos dias 3 e 4 de julho, estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí participam da Nordeste On (NEON) 2025, maior feira de Inovação e Tecnologia do Nordeste, realizada no Centro de Convenções de Teresina (CCT). No evento, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) marca presença com estande interativo e programação voltada à valorização de experiências educacionais que unem Tecnologia, Criatividade e Protagonismo Juvenil.

Entre os destaques do estande da Seduc, localizado em espaço do governo do Estado, estão a Oficina de Inteligência Artificial, a apresentação dos projetos em parceria com a TRON e o game educativo desenvolvido por alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra, de Teresina. A proposta, criada por estudantes do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, utiliza uma abordagem imersiva para o ensino de idiomas com o apoio de Inteligência Artificial.
“Criamos um jogo interativo em que o personagem simula um nativo (britânico, francês, espanhol) que conversa com o aluno e ainda dá feedback sobre pronúncia e fluência. Estamos programando com base nos conhecimentos adquiridos no curso técnico e queremos transformar isso em uma startup futuramente” , explicou João Gabriel Paz Sales, aluno do Ceti Modestina Bezerra.

Foto: Leticia Santos
Washington Bandeira e estudantes da SEDUC no NEON 2025

A professora Paloma Sousa, responsável pela disciplina de Programação em Jogos Digitais, destacou a importância da formação técnica nas escolas públicas. “Esse projeto mostra o quanto os nossos alunos são criativos e capazes de transformar conhecimento técnico em soluções práticas. É gratificante vê-los no NEON com um entusiasmo grandioso de aplicar tudo o que aprenderam em sala de aula” , pontuou.

Continue lendo após a publicidade

Ao longo dos dois dias, mais de 180 estudantes da rede estadual acompanham a programação da feira, vivenciando uma imersão em Tecnologia, Empreendedorismo e Transformação Digital.

Foto: Leticia Santos
Washington Bandeira e estudantes da SEDUC no NEON 2025

Visitando a feira, o jovem Gabriel Querino, estudante do Curso de Marketing Digital no Ceti Milton Aguiar, enfatizou o quanto o evento estimula ideias empreendedoras. “A feira é uma oportunidade incrível. Aqui a gente aprende sobre Comunicação, Marketing, Inovação e Empreendedorismo. Já tenho ideias para uma empresa e quero que ela esteja rendendo bons frutos já em 2026” , disse o jovem.

Seduckathon em destaque na NEON 2025

Vencedores da segunda edição do Seduckathon, alunos do Ceti José Pacífico participam da roda de conversa “Alunos que Inovam, Escolas que Inspiram” , realizada no estande da Educação Empreendedora, dentro da programação da NEON 2025. A atividade será um espaço de troca de experiências sobre o impacto do maior hackathon de escolas públicas do mundo e expectativas com o intercâmbio educacional.

Para o secretário Washington Bandeira, o evento confirma o papel do Piauí como referência em Educação conectada ao futuro. “A feira NEON é um espaço de criação e transformação digital, que reflete a realidade das nossas escolas. O Piauí vem realmente se firmando como esse celeiro de pessoas interessadas em Tecnologia e Inovação. O NEON ser sediado aqui é uma demonstração clara de que o nosso estado está na vanguarda quando o assunto é Educação transformadora” , afirmou.

Promovida pelo Sebrae, por meio do Startup Nordeste e Sebrae Startups, com apoio do Governo do Estado do Piauí, a NEON 2025 reúne especialistas, empreendedores e jovens talentos de todo o país em arenas temáticas e múltiplos palcos simultâneos.

Foto: Reprodução
Abertura do NEON 2025

Leia também