Professor de Batalha conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

A olimpíada avaliou mais de 1.200 professores de todo o Brasil
Redação

O professor Gerson Misael Sousa Oliveira, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gayoso e Almendra, em Batalha, conquistou a medalha de ouro na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática dos Professores do Ensino Médio, tornando-se um dos 20 melhores professores de Matemática do país na competição.

Foto: SEDUC
Gerson Oliveira é mestre em Matemática

Mestre em Matemática e com mais de dez anos de atuação na Educação Básica, Gerson relembra que sua trajetória começou ainda na adolescência, quando participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A experiência despertou sua vocação.
“Receber essa medalha é celebrar um trabalho que cresce a cada ano e tem gerado resultados importantes para nossos alunos. Represento colegas de todo o Piauí que desenvolvem projetos de qualidade e acreditam, como eu, no poder transformador da educação”, afirmou.

A olimpíada avaliou mais de 1.200 professores de todo o Brasil, em três etapas: prova escrita, envio de vídeo com práticas pedagógicas e entrevista com especialistas. Como prêmio, o professor participará de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, onde visitará o Centro de Educação para Professores da Unesco, na Universidade Normal da China — referência mundial em ensino e desempenho em Matemática.

Continue lendo após a publicidade

Gerson defende uma abordagem criativa no ensino da disciplina.
“A beleza da matemática está no pensar. Valorizo a criatividade e busco estratégias que façam sentido para os alunos. Uso jogos, atividades em grupo e diferentes abordagens para estimular autonomia e protagonismo”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, celebrou o resultado e ressaltou as ações da rede estadual para fortalecer o ensino da disciplina.
“O professor Gerson é inspiração para alunos e colegas. A rede estadual tem investido em iniciativas como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais e a Jornada Especial da Matemática, que ampliam o interesse dos estudantes e valorizam o raciocínio lógico”, afirmou.

A cerimônia de premiação será realizada em fevereiro de 2026, na sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Foto: SEDUC
Gerson Oliveira é mestre em Matemática

Leia também