UFPI implanta pagamento via Pix no R.U com aplicativo Minha UFPI+

Novo sistema elimina filas, garante acesso por QR Code e moderniza serviços nos RUs da instituição

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) concluiu a implantação do pagamento via Pix nos Restaurantes Universitários (RUs) de Teresina, utilizando o aplicativo Minha UFPI+. A novidade, já disponível para download em celulares Android, promete mais agilidade e praticidade no acesso às refeições, eliminando a necessidade de filas para compra de fichas em papel.

O lançamento é fruto da atuação conjunta da Administração Superior, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Coordenação Geral dos RUs e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Pelo sistema, estudantes e servidores realizam o pagamento diretamente no aplicativo, com débito automático do valor e acesso garantido por meio de carteirinha virtual e leitura de QR Code no celular.

Na multicampia, o recurso também já foi habilitado, restando apenas a instalação de equipamentos para que o serviço funcione plenamente. Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, a medida é parte de um esforço de diálogo com as direções dos campi. “Estamos com agenda agora para Floriano e Bom Jesus e, entre as principais pautas, está a conversa sobre essa iniciativa, para que, o quanto antes, possamos disponibilizar o aplicativo em todos os campi da UFPI”, afirmou.

Continue lendo após a publicidade
Foto: UFPI
Novo sistema elimina filas, garante acesso por QR Code e moderniza serviços nos RUs da instituição

Para a superintendente de Tecnologia da Informação, Clédjan Torres, o lançamento do Minha UFPI+ representa um marco de inovação. “A adoção do Pix elimina filas e torna o processo imediato e seguro. Além disso, o acesso por QR Code traz mais praticidade e agilidade para a comunidade acadêmica”, destacou.

Já a coordenadora geral dos Restaurantes Universitários, Sueli Teixeira, ressaltou os impactos na gestão. Segundo ela, o aplicativo reforça a transparência, fortalece o controle interno, facilita auditorias e contribui com práticas sustentáveis, ao substituir o uso das fichas em papel. “É um avanço decisivo na modernização dos serviços prestados pela UFPI”, avaliou.

O pagamento via Pix havia sido anunciado previamente pela Reitoria, em reunião com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e movimentos estudantis, como parte do compromisso institucional de ampliar o acesso e modernizar os serviços oferecidos à comunidade acadêmica.

Foto: Reprodução/UFPI
UFPI

Leia também