Ministério do Esporte vai capacitar 10 mil jovens em cursos gratuitos de e-Sports

Parceria com a UNIFATECIE prioriza diversidade e inclusão de mulheres, negros e PCD

Ministro do Esporte, André Fufuca, e o reitor do Centro Universitário UNIFATECIE de Paranavaí, no Paraná, Gilmar de Oliveira, assinaram nesta terça-feira (2) um Acordo de Cooperação Técnica de Esporte Eletrônico (e-Sport) com o propósito de promover a formação de dez mil jovens para atuação profissional nos setores de games e e-Sports, por meio de cursos online gratuitos com foco técnico, comportamental e linguístico. Em fase de estruturação, os cursos têm previsão de iniciar em novembro de 2025.

A parceria vai proporcionar a formação técnica de jovens em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho no setor de e-Sports e criação de conteúdo digital. Com a formação, espera-se capacitar os participantes com habilidades práticas e especializadas que os habilitem a ingressar em uma indústria em pleno crescimento, oferecendo oportunidades para que possam conquistar maior autonomia profissional e social.

Foto: Governo Federal
Ministério do Esporte vai capacitar 10 mil jovens em cursos gratuitos de e-Sports

“O esporte tem o potencial de enfrentar estereótipos e normas sociais adversas, promover a saúde e o bem-estar, facilitar o acesso à educação e fomentar habilidades. Para que esse potencial seja consolidado, é crucial que todo o ecossistema esportivo atue em conjunto, e isso é um pedido do presidente Lula: estimular os jovens em toda a sua diversidade com igualdade de oportunidades para participar e se beneficiar do e-Sport”, concluiu o ministro do Esporte, André Fufuca.

É crucial que todo o ecossistema esportivo atue em conjunto, e isso é um pedido do presidente Lula: estimular os jovens em toda a sua diversidade com igualdade de oportunidades para participar e se beneficiar do e-Sport.”

Continue lendo após a publicidade
Foto: Divulgação
Campeonato Mundial de um Jogo Online na Categoria E-Sports

Inclusão no e-Sport

“É uma parceria muito importante para os jovens brasileiros, ofertaremos 10 mil bolsas gratuitas de jogos digitais. Temos certeza de que esses cursos vão transformar muito a vida desses jovens. O futuro caminha também para que os alunos que estão fora do mercado de trabalho possam se conectar”, disse o reitor do Centro Universitário UNIFATECIE, Gilmar de Oliveira.

“É uma ação inédita! Não é aprender jogar videogame, é aprender como entrar nessa cadeia produtiva do e-Sport. Será uma forma de a gente se conectar com as novas gerações, hoje completamente conectadas com e-Sport. Essa ação educativa para todo o Brasil terá foco nas comunidades mais carentes, um dos critérios é que as vagas sejam destinadas às classes C, D e E”, ressaltou o secretário Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do MESp, Giovanni Rocco.

Foto: Divulgação
O ACT foca na inclusão digital, com uma abordagem que integra cidadania e geração de renda.


“Trata-se de um passo decisivo no reconhecimento, validação e fortalecimento da conexão do poder público com o universo dos e-Sports. Os jovens terão acesso a diferentes temáticas relacionadas ao universo dos games, ampliando oportunidades, estimulando o desenvolvimento de novas competências e consolidando os esportes eletrônicos como ferramenta de inclusão e inovação”, afirmou o diretor de e-Sport do MESp, Marcio Zuba de Oliva.

Capacitação
A capacitação online tem abrangência nacional. É direcionada, prioritariamente, a estudantes da rede pública de ensino, na faixa etária de 15 a 29 anos, com cursos online (EAD). Os cursos oferecidos têm compromisso com a diversidade e a inclusão, privilegiando a participação de pessoas negras, mulheres e pessoas com deficiência (PCDs).

O ACT foca na inclusão digital, com uma abordagem que integra cidadania e geração de renda. Com a capacitação, a expectativa é que os jovens adquiram habilidades digitais essenciais não apenas para o trabalho, mas também para a sua participação plena e consciente na sociedade digital.

Foto: Divulgação
Equipe Brasileira vencedora de um Campeonato de Jogo Online E-Sports

Leia também