Teresina vai sediar a Copa Rainha de Futebol Feminino com 16 equipes amadoras
O evento contará com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes
Jailson RodriguesA capital piauiense será palco da Copa Rainha de Futebol Feminino, competição que promete movimentar o esporte amador entre os meses de julho e agosto e setembro de 2025, com a participação de 16 equipes de diversas regiões da cidade. O evento contará com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (SECEPI), com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Evaldo Gomes.
A abertura oficial da competição está marcada para o dia 3 de agosto, no Estádio Albertão, na zona Sul de Teresina. A cerimônia e os primeiros jogos prometem atrair grande público e dar visibilidade às atletas amadoras da capital.
Com jogos programados para os fins de semana e feriados, a Copa será disputada em quatro fases: fase de grupos, quartas de final, semifinais e final. Além do Albertão, os jogos também acontecerão no complexo esportivo Almeidão, localizado na zona Sudeste.
Segundo os organizadores, o projeto busca fomentar a prática do futebol entre as mulheres, promover inclusão social, revelar novos talentos e valorizar o futebol feminino no Piauí, que já conta com nomes de destaque no cenário nacional e internacional, como Adriana (Corinthians e Seleção Brasileira), Valéria (São Paulo) e Maria Alves (atuando na Itália).
Além da competição, a Copa também tem um forte caráter social. A proposta é estimular a saúde, a autoestima e a convivência coletiva entre mulheres de diferentes comunidades, promovendo cidadania e ocupação positiva do tempo livre.
De acordo com Herbert Viana responsável pela organização do torneio, o impacto da Copa vai além das quatro linhas.
“A Copa Rainha é mais do que um torneio. É uma iniciativa de transformação social, que dá visibilidade ao futebol feminino, gera oportunidades para as atletas e fortalece as comunidades. Queremos mostrar que as mulheres têm vez, têm voz e têm talento para brilhar no esporte”, destacou Herbert Viana.
A expectativa é que mais de 400 atletas e 800 dirigentes participem da competição, além da presença do público para torce e incentivar a sua equipe do coração.