Incêndio florestal em Aroazes é parcialmente controlado após destruir casas
O fogo, que começou no último sábado (27)
RedaçãoO incêndio florestal em Aroazes, a 219 km de Teresina, foi parcialmente controlado e não oferece mais risco imediato às moradias próximas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (29) pelo treinador de brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Shandallye Araújo.
O fogo, que começou no último sábado (27), avançou rapidamente da zona rural para áreas urbanas, provocando prejuízos a moradores. Uma casa foi totalmente destruída pelas chamas e outra sofreu danos parciais. Além de bens materiais, animais como porcos e galinhas também morreram.
Segundo Shandallye, o cenário agora é de monitoramento.
“A brigada do município está lá. A área de risco já foi controlada, já não corre risco para as casas próximas. O fogo adentrou a mata e está sendo monitorado”, informou.
Ainda de acordo com o brigadista, o incêndio já devastou pelo menos 10 km² de vegetação. No combate às chamas, atuam brigadas municipais de Aroazes e Novo Oriente do Piauí, além de duas guarnições do Corpo de Bombeiros, uma de Teresina e outra de Picos.
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Situação da Semarh, explicou que as condições meteorológicas da região como vegetação ressecada, altas temperaturs, baixa umidade e ventos que chegaram a 50 km/h, favoreceram a propagação do fogo.
Mesmo com a situação parcialmente controlada, equipes permanecem em alerta para evitar novos focos e garantir que as chamas não avancem para outras áreas.