Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy

Condição afeta memória, linguagem e funções motoras
Redação
Foto: Reprodução | Redes Sociais
Milton Nascimento segurando a mão de seu filho, Augusto Nascimento

O cantor Milton Nascimento, considerado um dos principais da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2), na edição 229 da revista Piauí.

No mês de abril, o cantor realizou uma série de testes clínicos com o objetivo de averiguar alguns domínios cognitivos, como atenção, capacidade de cálculo, orientação de espaço e linguagem. Após os exames, o clínico geral Weverton Siqueira revelou a Augusto Nascimento, filho de Milton Nascimento, um espanto com o declínio cognitivo do artista. Após a surpresa, uma bateria de exames foi iniciada.

Com os exames, veio a confirmação do quadro de DCL - condição que une sintomas semelhantes ao Alzheimer com distúrbios motores associados ao Parkinsson.

Continue lendo após a publicidade

Segundo National Institute on Aging, agência federal dos Estados Unidos, a DCL é uma doença relacionada a depósitos anormais da proteína alfa-sinucleína. Os depósitos, conhecidos como “corpos de Lewy” afetam substâncias químicas no cérebro. A doença pode levar a problemas de pensamento, movimento, comportamento, humor e outras funções corporais.

Leia também