Mortes misteriosas da Antiguidade que continuam sem respostas

A história sendo contada
Redação

A história está cheia de assassinatos misteriosos, mas as coisas ficam ainda mais enigmáticas quando homicídios datam de milhares de anos atrás. A tecnologia moderna nos permite determinar a causa da morte de restos humanos realmente antigos e, de fato, confirmar se a pessoa foi ou não assassinada. E enquanto alguns assassinatos são bastante fáceis de se relacionar com certos eventos históricos, outros nem tanto. Na verdade, alguns destes permanecem inexplicáveis até hoje!

Foto: Reprodução
Herxheim, Alemanha

Em 1996, uma vala comum que data de cerca de 5000 a.C. foi encontrada em Herxheim, Alemanha. Os ossos de cerca de 500 pessoas foram desenterrados. Mas a coisa mais estranha não é a descoberta em si... Os ossos não eram pessoas locais.

Foto: Reprodução
Os ossos mostraram sinais de que haviam sido cortados

Além disso, os ossos mostraram sinais de que haviam sido cortados, alguns assados, outros esfolados. Alguns crânios até foram moldados como tigelas. Para completar o mistério, não havia sinais de conflito, como ferimentos de flecha, por exemplo.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Reprodução
Local onde as pessoas foram sacrificadas e canibalizadas

Isso levou cientistas e arqueólogos a teorizarem que este teria sido um local onde as pessoas foram sacrificadas e canibalizadas. Mas por quem e por qual motivo? Não se sabe.

Foto: Reprodução
Lasinja, na Croácia

Execução em massa

Em 2007, um túmulo com os restos mortais de 41 pessoas foi encontrado em Lasinja, na Croácia. No início, acreditava-se que foram vítimas da Segunda Guerra Mundial ou do conflito dos Balcãs, mas na verdade os ossos datam de cerca de 6.200 anos atrás.

Foto: Reprodução
Os ossos apresentaram inúmeros sinais de trauma, incluindo facadas e traumas causados por força bruta

Os ossos apresentaram inúmeros sinais de trauma, incluindo facadas e traumas causados por força bruta. Eles pareciam ter sido brutalmente assassinados, mas não sabemos por quem ou por quê. Outros testes rastrearam a ascendência genética dessas pessoas para a área que agora é a Turquia. Ou seja, os corpos foram encontrados a uma distância de mais de 2.000 Km, o equivalente a uma viagem de São Paulo ao Pará.

Foto: Reprodução
O corpo do Poço dos Ossos

O corpo do Poço dos Ossos

Em 1992, uma vítima de assassinato que data de 430.000 anos atrás foi encontrada em Sima de los Huesos (Poço dos Ossos), na Espanha.

Foto: Reprodução
Poço dos ossos

Se você está se perguntando de onde vem o nome do lugar, é por causa de outras 28 pessoas que foram encontradas ali. Acredita-se que os corpos encontrados lá estejam em algum lugar entre neandertais e humanos modernos.

Leia também