Período natalino movimenta comércio piauiense com maior expectativa de vendas e geração de empregos

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta crescimento de 2,1% em 2025
Redação
Foto: Sindilojas
As festas de Natal e as confraternizações de final de ano são apontadas como os principais motivos de intenção de compra

Os centros comerciais de todo o Piauí já estão prontos para a data mais esperada do setor lojista, que é o Natal. Mais que um momento de celebração familiar, a data — aliada ao Ano Novo — impacta diretamente o fluxo de consumidores, o aumento das vendas e a geração de emprego. Em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas deve aumentar cerca de 2,1% em comparação ao ano de 2024.

A confederação aponta mais um dado positivo: crescimento de 5% nas vagas temporárias na área varejista. O Piauí vem liderando os dados acerca do crescimento de empregos formais em 2025, sendo o primeiro entre os estados do Nordeste e o segundo do país, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Continue lendo após a publicidade

O cenário positivo é apontado como fruto da melhora no atendimento e do ganho de confiança do consumidor piauiense, de acordo com o presidente do Sindilojas Piauí, Tertulino Passos.

"Fizemos um trabalho em torno dos feriados, e isso vem dando retorno positivo aos lojistas. Os clientes veem o comércio aberto e optam por comprar dos empreendedores locais, em vez das opções online”, pontua Tertulino Passos.

A disputa pela preferência dos consumidores entre as lojas físicas e virtuais é um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas piauienses. A defesa do comércio local é uma das principais pautas do sindicato.

"É na compra nos empreendedores locais que se geram todos esses pontos positivos, como geração de renda para a população, aumento dos empregos e crescimento empresarial”, finaliza o presidente do Sindilojas.

O gestor comercial da Blue Shark, Jefferson Guimarães, fala sobre a expectativa de crescimento das vendas durante o Natal.

“Esse período gera cerca de 25% do nosso faturamento anual. Então, nós realizamos todo um preparo que envolve a expansão do nosso mix de produtos, estratégias de fidelização dos clientes e condições especiais de pagamento”, esclarece Jefferson.

As festas de Natal e as confraternizações de final de ano são apontadas como os principais motivos de intenção de compra. Por isso, os lojistas já preparam as tradicionais decorações em suas lojas.

“Vamos decorar nossas unidades para tornar o ambiente agradável e fazer com que o cliente fique mais tempo dentro da nossa loja”, finaliza o gestor comercial da Blue Shark.

Horário de funcionamento

Durante o mês de dezembro, o comércio na capital contará com duas datas especiais: 08/12 (segunda-feira – feriado de Nossa Senhora Imaculada) e 21/12 (domingo). Em ambos os dias, o Centro funcionará até às 18h; as lojas dos bairros poderão estender o horário para além desse período, e os shoppings seguirão com funcionamento normal. Já no período de Natal e Ano Novo, o comércio seguirá aberto e com funcionamento regular, exceto nos dias 25/12 (quinta-feira) e 01/01 (quinta-feira), quando as lojas estarão totalmente fechadas.

Leia também