Piauí registra terceiro episódio de chuva de granizo em menos de 15 dias

Fenômeno ocorre em Monte Alegre; Defesa Civil confirma casos também em Baixa Grande do Ribeiro e Arraial
Redação

O Piauí contabilizou, em menos de 15 dias, o terceiro episódio de chuva de granizo. O fenômeno mais recente ocorreu nesta segunda-feira (01) no município de Monte Alegre do Piauí, onde moradores registraram as pedras de gelo durante a precipitação. Segundo o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado, Werton Costa, este é o terceiro caso confirmado, somando-se às ocorrências anteriores em Baixa Grande do Ribeiro e Arraial.

Foto: Reprodução
Granizo na palma da mão

A climatologista Sara Cardoso explica que esse tipo de evento é característico da pré-estação chuvosa. Nessa fase, o território ainda se encontra bastante aquecido, e as primeiras entradas de umidade favorecem a formação das pedras de gelo. Segundo ela, o ar úmido sobe rapidamente quando encontra superfícies quentes, alcança camadas mais frias da atmosfera e se precipita na forma de água misturada com pequenas partículas de gelo.

A previsão indica que até a primeira quinzena de dezembro as ocorrências de granizo podem ser mais frequentes.

Continue lendo após a publicidade

Casos registrados anteriormente

No dia 19 de novembro, moradores de Baixa Grande do Ribeiro registraram chuva de granizo com fotos e vídeos das pedras de gelo. Dois dias depois, o município de Arraial, a 221 km de Teresina, também relatou o fenômeno.

Previsão e alertas

Para esta terça-feira (02), o estado permanece sob alerta amarelo de chuvas. As regiões Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste podem registrar precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos variando de 40 a 60 km/h.

Leia também