Ponte JK passará por reforma em novembro em Teresina, afirma DNIT

Inicio previsto para novembro
Redação

A Ponte Juscelino Kubitschek, que liga a Avenida Frei Serafim e João XXIII, passará por reformas em novembro deste ano. O anteprojeto foi elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Edro Engenharia LTDA desenvolverá e executará a obra.

Foto: Reprodução
Ponte JK de Teresina

A reforma tem o intuito de prolongar a vida útil da ponte e reforçar a estrutura existente. Ela deve ser realizada nos pilares, vigas e aparelhos de apoio.

Segundo o DNIT os serviços que foram solicitados no projeto são a limpeza e aplicação de uma camada fina de cimento, que protege, sela e melhora a aderência do concreto antigo com o novo; “fortalecer os ossos da ponte” , usando um concreto mais resistente para suportar melhor o peso e evitar falhas estruturais; instalação de tirantes com intuito de redistribuir os esforços e evitando sobrecargas nos pontos e troca das “articulações e amortecedores da ponte”, garantindo que ela continue segura, flexível e durável.

Continue lendo após a publicidade

“Essa obra está sendo contratada pelo Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), onde o DNIT elabora o anteprojeto, e a empresa vencedora é responsável por desenvolver o projeto base, o projeto executivo e executar a obra. No momento, o projeto executivo está em fase de aprovação e a previsão é que os serviços tenham início em novembro” , explica o DNIT.

O DNIT também destaca que a obra, inicialmente, não deve causar interdição da ponte, mas caso seja necessário, a programação será feita em duas avenidas que cercam a ponte.

"A maior parte da obra acontece na parte de baixo da ponte, então a interferência será mínima. Caso necessário, pode haver interdição programada de parte do trânsito na Avenida Marechal Castelo Branco ou Raul Lopes", afirma o DNIT.

A ponte

A Ponte JK foi inaugurada em 1972, durante a gestão do então governador Alberto Silva, como parte de um projeto de modernização e expansão de Teresina. O nome homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que ficou marcado pelo desenvolvimento do país e pela construção de Brasília.

A ponte foi construída em estrutura metálica e concreto armado, sobre o Rio Poti, conectando a região central com a zona Leste.

Leia também