Rafael Fonteles apresentar o app Piauí Primeira Infância em evento
O app auxiliará a acompanhar de crianças com foco em saúde, educação e assistência social
RedaçãoO governador Rafael Fonteles apresentou um aplicativo inovador desenvolvido pelo Governo do Estado, o app Piauí Primeira Infância foi feito para auxiliar os municípios do estado no acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos, com atenção em saúde, educação e assistência social. A ferramenta foi lançada apresentada pelo chefe de estado na última quinta-feria (13), em São Paulo, no Encontro Anual Educação Já 2025, promovido pelo movimento Todos Pela Educação, organização que atua em prol da educação básica no Brasil. O evento contou também com a participação no debate da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Público, Esther Dweck, e o prefeito de Recife - PE, João Campos (PSB).
No evento, Fonteles demonstrou a navegabilidade do app e seus principais recursos, que incluem perfis específicos para usuários, servidores municipais e gestores. O governador ainda reforçou a necessidade de adotar metodologias baseadas em dados para a auxiliar a primeira infância. “Investir na primeira infância traz o melhor retorno social. Quando a sociedade civil compreender isso, a classe política dará ainda mais prioridade ao tema. Hoje, ainda carecemos de informações detalhadas e é por isso que o Piauí tem investido tanto na geração e uso de dados para apoiar os municípios”, afirmou.
Fonteles ressaltou a importância do aplicativo para acompanhar o desenvolvimento nos primeiros estágios de vidas das crianças. “Criamos o Piauí Primeira Infância para ajudar na gestão dessa política essencial, monitorando a nutrição das crianças, os riscos das gestantes e dos bebês, a vacinação e a frequência escolar, por exemplo. Fizemos um projeto-piloto em Lagoa do Piauí, município de 5 mil habitantes, e, em pouco mais de dois meses, os resultados têm sido impressionantes. O monitoramento agora é universal: todas as crianças de 0 a 6 anos estão na plataforma, assim como suas famílias, os secretários municipais, equipes de saúde, professores e assistentes sociais”, explicou o governador.
O Encontro Anual Educação Já 2025 reuniu líderes políticos, gestores, especialistas, representantes da sociedade civil e jornalistas brasileiros, além de convidados internacionais. O evento abordou temas como Educação e Mudanças Climáticas, Ciência da Implementação em Educação, Base Nacional Comum Curricular e Inteligência Artificial.