Coreia do Sul e Rússia discutem programa nuclear da Coreia do Norte em reunião secreta

Encontro em Moscou não foi divulgado oficialmente pelos governos envolvidos
Redação
Foto: Reprodução | KCNA via REUTERS
Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte

Representantes diplomáticos dos governos da Coreia do Sul e da Rússia tiveram, nos últimos dias, uma reunião para discutir o programa nuclear da Coreia do Norte. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o tema foi tratado em um encontro secreto em Moscou, que não foi divulgado e nem confirmado pelos governos envolvidos.

De acordo com fontes ouvidas pelo veículo, um funcionário do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano responsável por assuntos nucleares viajou recentemente para a capital da Rússia para ter reuniões com Oleg Burmistrov, embaixador especial do governo da Rússia para a segurança  nacional - que inclui a pauta nuclear da Coreia do Norte.

Ainda conforme a Yonhap, o representante da Coreia do Sul teria pedido ajuda da Rússia para restabelecer o diálogo entre as duas Coreias em 2026. Durante as discussões, os dois representantes falaram, também, sobre outros temas de segurança de interesse mútuo.

Continue lendo após a publicidade

Por conta da relação entre a Rússia e a Coreia do Norte, a Coreia do Sul acredita que o governo russo tem a capacidade de convencer Kim Jong-un, líder supremo norte-coreano, a retomar os diálogos com o governo sul-coreano e, assim, garantir a paz na Península Coreana.

Leia também