EUA abatem drone iraniano que se aproximava de porta-aviões norte-americano
Exército norte-americano afirma que aeronave se aproximou “agressivamente” do USS Abraham Lincoln
RedaçãoO Exército dos Estados Unidos abateu, nesta terça-feira (3), um drone militar iraniano que se aproximava “agressivamente” do porta-aviões USS Abraham Lincoln, no Mar Arábico, no Oriente Médio.
Em comunicado, o Exército norte-americano informou que um caça F-35 atirou contra um drone Shahed-139 que voava em direção ao porta-aviões “com intenções incertas”.
“Um caça F-35C do USS Abraham Lincoln derrubou um drone iraniano em legítima defesa e para proteger o porta-aviões e a tripulação a bordo”, disse o porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, capitão Tim Hawkins.
De acordo com agências locais, o regime do Irã disse que perdeu comunicação com um de seus drones na região, e que ele fazia patrulha de rotina sobre águas internacionais.
Em outro incidente ocorrido na região nesta terça-feira, forças da Guarda Revolucionária Islâmica hostilizaram um navio mercante de bandeira estadunidense e com tripulação estadunidense no Estreito de Ormuz.
“Duas embarcações da Guarda Revolucionária Islâmica e um drone iraniano Mohajer se aproximaram em alta velocidade do M/V Stena Imperative e ameaçaram abordá-lo e apreendê-lo”, informou o Comando Central.