EUA anunciam “Operação Lança do Sul” para combater narcotráfico na América Latina
Operação mira grupos considerados narcoterroristas e reforça presença militar na região
RedaçãoO secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou, nesta quinta-feira (13), a Operação Lança do Sul, que tem como objetivo o combate a grupos ligados ao narcotráfico na América Latina.
“Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul”, disse Hegseth em uma publicação na rede social X. “Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e o Comando Militar do Sul, essa missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério Ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, complementou.
A operação terá a participação do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (Southcom, em inglês), responsável pelas ações militares norte-americanas em uma área que se estende por 31 países da América do Sul, América Central e Caribe.
Os EUA têm intensificado a presença militar na América Latina desde setembro e, na terça-feira (11), o USS Gerard Ford - maior porta-aviões do mundo - chegou na região.