Ex-príncipe Andrew é preso em meio a investigações sobre possível ligação a Jeffrey Epstein

Polícia britânica do Vale do Tâmisa apura suspeita de má conduta no exercício do cargo público
Redação
Foto: Reprodução | Li Ying - 20.abr.25/Xinhua
Andrew Mountbatten Windsor

O ex-príncipe Andrew foi preso, pela polícia do Reino Unido, em sua casa nesta quinta-feira (19) em meio a investigações sobre possíveis ligações com o bilionário Jeffrey Epstein.

A polícia britânica do Vale do Tâmisa informou a prisão de um homem sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público após “avaliação minuciosa”, e que mantém o suspeito sob custódia. O órgão, no entanto, não mencionou o nome do príncipe Andrew para proteger o nome do detido.

“Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração", afirmou a subchefe de polícia Oliver Wright.

Continue lendo após a publicidade

Apesar do nome não ter sido divulgado, os detalhes coincidem com as acusações que envolvem o ex-príncipe.

Em comunicado, o rei Charles III disse que recebeu a notícia da prisão de seu irmão “com preocupação”. O monarca declarou, também, que “a lei deve seguir seu curso”, e que a família real irá prestar “total e irrestrito apoio e cooperação” às autoridades responsáveis pela apuração.

As investigações

O processo de investigação está ligado a e-mails presentes nos milhões de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos relacionados ao esquema de exploração e tráfico sexual mantido em propriedades de Jeffrey Epstein.

As mensagens sugerem que o ex-príncipe Andrew teria compartilhado informações potencialmente sensíveis durante o período em que atuou como enviado comercial do Reino Unido.

O ex-príncipe já havia perdido seus títulos honorários e funções oficiais por conta de sua relação com o bilionário norte-americano.

Leia também