Governador apresenta estande do Piauí na maior feira de investimentos da China

A comitiva piauiense participou da abertura da 25ª edição da Feira Internacional
Redação

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (8), da abertura da 25ª edição da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit), em Xiamen, província de Fujian. O chefe do executivo piauiense participa de missão internacional na China. O evento, organizado pelo Ministério do Comércio da China, é considerado o maior encontro global de promoção de investimentos e reúne mais de 50 mil participantes de mais de 100 países até o dia 11 de setembro.

Nesta edição, a Cifit tem como tema “Investir na China, Investir Globalmente” e conta com mais de 80 atividades, incluindo fóruns, seminários e rodadas de negócios em áreas como economia digital, inovação verde, inteligência artificial, logística e parcerias bilaterais.

Rafael Fonteles apresentou a autoridades chinesas e brasileiras o estande do Governo do Piauí no evento. O espaço, comandado pela Investe Piauí, foi projetado para divulgar oportunidades e atrair novos investimentos em setores estratégicos do estado, como agropecuária, energia verde, mineração, logística, economia digital e turismo.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Juliana Oliveira
Abertura de feira Internacional em Fujian

O momento teve discursos do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida; do cônsul-geral do Brasil em Cantão, embaixador Alan Coelho de Séllos; e do governador Rafael Fonteles, seguidos pelo corte da fita simbólica.

Rafael destacou o papel estratégico do Piauí no cenário de investimentos internacionais. “Inauguramos o estande da Investe Piauí aqui na feira Cifit. Aqui o mundo todo vai poder conhecer o potencial do Piauí e que lá é o melhor lugar para se investir no Brasil. Então, esse estande estará funcionando ao longo desses quatro dias do evento, para exatamente difundir o potencial do Piauí em várias áreas” , disse Fonteles.

Foto: Juliana Oliveira
Abertura de feira Internacional em Fujian

A missão conta com a presença de 60 empresários piauienses que participam de rodadas de negócios, visitas técnicas e encontros de internacionalização. Um dos exemplos de resultados positivos dessas missões é o da empresa Ora Telecom, representada pelo empresário Eduardo Nogueira.

Segundo ele, a participação anterior na Cifit foi determinante para a expansão da empresa no setor de conectividade. “Tivemos uma excelente oportunidade. Viemos na primeira vez e vimos o que podíamos fazer de economia para o nosso negócio, que é a Ora Telecom. Eu consegui diminuir 30% do meu custo de implantação dos meus clientes. Isso gerou um novo negócio: criamos uma distribuidora de produtos, onde já atendemos todo o Piauí e parte do Maranhão” , conta o empresário.

Eduardo Nogueira explicou ainda que passou a importar equipamentos diretamente da China, com ganhos de qualidade e competitividade. “Eu pensava que íamos importar 12 contêineres durante o ano e já importamos 14. A qualidade do equipamento é indiscutível, porque o fornecedor chinês entrega aquilo que você busca. Se você paga qualidade, ele entrega qualidade, com preço competitivo”, frisa o empresário, destacando o importante papel do governo nas articulações internacionais.

Ainda no evento, o governador Rafael Fonteles também concedeu uma coletiva de imprensa, reunindo veículos chineses de televisão, agências de notícias, jornais impressos, digitais e plataformas de mídia online. O encontro teve duração de 30 minutos e reforçou a projeção internacional do Piauí como destino de investimentos.

Foto: Juliana Oliveira
Abertura de feira Internacional em Fujian

Visita a empresa chinesa

O governador participou ainda de reunião com a Clenergy, empresa de Xiamen especializada em soluções de energia renovável. O encontro tratou de transferência de tecnologia, parcerias com empresas locais, logística e assistência técnica no pós-instalação, além da possibilidade de implantação de uma linha de montagem de racks para painéis solares no Piauí. A empresa também prepara uma visita técnica ao estado para aprofundar as tratativas.

Foto: Juliana Oliveira
Abertura de feira Internacional em Fujian

Leia também