Trump anuncia nova tarifa global de 10% após Suprema Corte norte-americana decidir derrubar o tarifaço

Presidente norte-americano acusa órgão de ser influenciado por “interesses estrangeiros”
Redação
Foto: Reprodução | Tom Brenner/Getty Images
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova taxa global de 10% nesta sexta-feira (20), após a Suprema Corte norte-americana derrubar o tarifaço imposto em abril do ano passado.

“Hoje, assinarei um decreto para impor uma tarifa global de 10% sob a Seção 122, além das nossas tarifas normais já em vigor”, disse Trump.

A Suprema Corte decidiu, por seis votos a três, que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional “não autoriza o presidente a impor tarifas”.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com o presidente norte-americano, a decisão da Suprema Corte do país foi influenciada por “interesses estrangeiros e por um movimento político muito menor do que as pessoas imaginam”.

“Países estrangeiros que nos exploram há anos estão em êxtase. Estão tão felizes que estão dançando nas ruas, mas posso garantir que a festa não durará muito”, afirmou Trump. “A decisão da Suprema Corte sobre as tarifas é profundamente decepcionante. E eu tenho vergonha de certos membros da corte, absolutamente vergonha por não terem a coragem de fazer o que é certo para o país”, complementou.

O que irá acontecer?

Na prática, a decisão da Suprema Corte derruba as tarifas que vinham sendo aplicadas desde abril de 2025 aos parceiros comerciais dos Estados Unidos.

No entanto, não são afetadas as tarifas específicas sobre importações de determinados produtos que foram aplicadas com base na "Seção 232 do Trade Expansion Act de 1962", uma lei voltada à segurança nacional.

É importante destacar que a decisão da Suprema Corte não encerra de forma definitiva a possibilidade de imposição de novas tarifas.

Leia também