Trump anuncia que se encontrará com Putin na próxima sexta-feira (15)

Encontro discutirá proposta russa que exige concessões territoriais em troca do fim da guerra
Redação
Foto: Reprodução | REUTERS/Kevin Lamarque
Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta sexta-feira (8), que seu encontro com o líder russo, Vladimir Putin, ocorrerá no dia 15 de agosto, no Alasca.

Foto: Reprodução | Print: Truth Social
Publicação de Donald Trump

“A tão esperada reunião entre mim, como presidente dos Estados Unidos da América, e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no Grande Estado do Alasca. Mais detalhes a seguir. Obrigado por sua atenção a este assunto!”, publicou Trump na rede social Truth Social.

De acordo com o jornal norte-americano “Wall Street Journal”, os presidentes irão discutir a proposta de Putin que solicita a parte oriental da Ucrânia como moeda de troca para o fim da guerra.

Continue lendo após a publicidade

Esta proposta - apresentada por Putin ao enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, em um reunião acontecida nesta quarta-feira (6) - exige que a Ucrânia ceda a região leste de Donbass e a Criméia - anexada ilegalmente pela Rússia em 2014.

Atualmente, as tropas russas ocupam Donetsk e Luhansk, e também regiões de Zaporizhia e Kherson - localizadas ao sul, perto da Criméia.

Leia também