Trump sanciona lei e encerra shutdown de 43 dias nos Estados Unidos
Com a assinatura, o governo federal retoma operações e normaliza serviços públicos
RedaçãoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou, na madrugada desta quinta-feira (13), o projeto de lei que garante o financiamento do governo federal para o ano fiscal de 2026, pondo fim à paralisação do governo, conhecida como “shutdown”. A paralisação durou 43 dias e interrompeu parcialmente parte dos serviços públicos.
“É uma honra sancionar esta lei incrível e fazer com que nosso país volte a funcionar”, afirmou Trump. “Com a minha assinatura, o governo federal retomará suas operações normais e minha administração, juntamente com nossos parceiros no Congresso, continuará trabalhando para reduzir o custo de vida, restaurar a segurança pública e tornar a América acessível novamente para todos os americanos”, complementou.
A assinatura do político ocorreu poucas horas depois da Câmara dos Deputados norte-americana aprovar o mesmo texto. O projeto foi aprovado por 222 votos a favor e 209 contra.
Com a sanção de Trump, o governo poderá voltar a funcionar plenamente em alguns dias, o que atenua a situação de servidores sem salário e de famílias de baixa renda que necessitam de auxílio. Além disso, ocorrerá a normalização do serviço aéreo.