CNPq abre chamada com mais de 5,7 mil bolsas de pesquisa e inovação em todo o país
Inscrições seguem até 20 de janeiro de 2026 e contemplam bolsas nas modalidades PQ, PQ-Sr e DT
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou uma nova chamada pública para concessão de 5.762 bolsas de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, destinadas a pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de janeiro de 2026.
A chamada contempla três modalidades: Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). No total, serão ofertadas 5.499 bolsas de PQ e PQ-Sr e 263 bolsas DT.
De acordo com o edital, os candidatos devem possuir currículo Lattes atualizado até a data limite de submissão das propostas e comprovar vínculo com instituições científicas, tecnológicas e de inovação, podendo ser universidades, institutos de pesquisa, empresas privadas sediadas no Brasil ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
As bolsas de produtividade do CNPq têm como objetivo reconhecer o mérito e a relevância da produção científica nacional, além de estimular o avanço da pesquisa e da inovação tecnológica no país.
O edital completo com as normas de participação e critérios de seleção está disponível no portal do CNPq.
Acesse a Página da chamada pública http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=13205