Governo Federal anuncia auxílio para pacientes em tratamento de Radioterapia

Benefício vai cobrir despesas com transporte, alimentação e hospedagem para quem precisa se deslocar

O Governo Federal anunciou um novo benefício voltado a pacientes que realizam tratamento de radioterapia no Brasil. A medida prevê o pagamento de auxílio para cobrir custos com transporte, alimentação e hospedagem, beneficiando especialmente pessoas que vivem longe dos centros de tratamento oncológico.

Atualmente, muitos pacientes percorrem distâncias médias de até 145 km para acessar o serviço. Com o novo auxílio, o objetivo é reduzir as dificuldades enfrentadas por quem precisa se deslocar diariamente para realizar as sessões de radioterapia.

O programa faz parte do “Agora Tem Especialistas”, uma iniciativa que busca ampliar a oferta de serviços oncológicos em todo o país. Entre as ações previstas, está o investimento adicional de R$ 156 milhões por ano para fortalecer a estrutura dos serviços de radioterapia e aumentar o número de atendimentos.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Divulgação

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o auxílio representa um avanço na política pública de cuidado com pacientes oncológicos. “Queremos garantir que ninguém deixe de fazer o tratamento por falta de recursos para se deslocar ou se hospedar”, destacou.

A nova medida integra o conjunto de políticas voltadas à expansão do atendimento especializado e à humanização da rede de saúde, com foco em reduzir desigualdades regionais e oferecer mais dignidade aos pacientes em tratamento contra o câncer.

Leia também