INSS faz mutirões e atendimentos extras para agilizar o BPC
Mais de 3 mil pessoas com deficiência foram atendidas no último fim de semana em todo o Brasil
RedaçãoO INSS realizou, no último fim de semana, um grande esforço para acelerar a análise do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram atendidas presencialmente 3.144 pessoas com deficiência que solicitaram o benefício assistencial. A ação envolveu mutirões e atendimentos extras em agências do INSS em todas as regiões do Brasil.
Desde maio, o INSS tem feito ações concentradas para reduzir a fila de espera do BPC. Nos mutirões, o cidadão consegue passar por todas as etapas no mesmo dia: perícia médica, avaliação social e análise administrativa. Se tudo estiver certo, o resultado já sai na hora.
Onde aconteceram os mutirões?
Capitais : Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Maceió (AL) e Manaus (AM)
Distrito Federal
Outras cidades : Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Araruama (RJ) e Campina Grande (PB)
Também houve atendimentos extras em diversas agências do INSS em todos os estados com foco na avaliação social para quem já solicitou o BPC.
Quem tem direito ao BPC?
O BPC é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ele garante um salário-mínimo mensal para:
Pessoas com deficiência
Idosos com 65 anos ou mais
Para ter direito, é necessário:
Comprovar renda familiar por pessoa de até R$ 379 (1/4 do salário-mínimo)
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)
Não é preciso ter contribuído para o INSS. Mas vale lembrar: o BPC não é aposentadoria, não paga 13º salário e não gera pensão por morte.
Quando e onde serão os próximos atendimentos?
Os atendimentos extras nas agências do INSS aos finais de semana continuam nos próximos meses. Para saber onde estão acontecendo, basta ligar para a Central 135.
Os mutirões para agilizar o BPC também seguem até o fim do ano. Fique atento para os próximos! Para saber onde e quando vão acontecer, acompanhe pelos canais oficiais do INSS.
Como agendar?
Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio , de forma simples e gratuita:
Ligando para o 135
Pelo o site ou aplicativo Meu INSS
Essas ações fazem parte do compromisso do Governo Federal em proteger quem mais precisa e garantir que os direitos dos brasileiros sejam atendidos com agilidade, respeito e dignidade.