Mutirão do INSS realizará mais de 10 mil perícias médicas neste fim de semana
Atendimentos ocorrem em 12 estados e no DF para benefícios por incapacidade e assistenciais
RedaçãoO Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, promoverá um mutirão de perícias médicas neste fim de semana, nos dias 13 e 14 de dezembro, em diversas cidades do país. A ação prevê a realização de mais de 10 mil atendimentos, voltados à concessão e manutenção de benefícios por incapacidade e benefícios assistenciais (BPC/LOAS).
Ao todo, 41 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participarão da iniciativa nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Sergipe, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.
As perícias serão feitas de forma presencial e também por meio da Perícia Conectada, modalidade de teleatendimento que amplia o acesso da população ao serviço, especialmente em regiões com menor disponibilidade de médicos peritos. O modelo contribui para reduzir o tempo de espera e evita longos deslocamentos por parte dos segurados.
De acordo com o Ministério da Previdência, a Perícia Conectada segue os mesmos critérios de segurança, privacidade e sigilo do atendimento presencial, mantendo a autonomia do perito na definição da modalidade mais adequada para cada caso.
O mutirão é realizado de forma integrada entre a Perícia Médica Federal e o INSS e faz parte das ações para agilizar a análise dos benefícios e reduzir a fila de espera, melhorando o atendimento à população em todo o país.