Prazo final para a regularização eleitoral termina nesta segunda-feira (19)

Mais de 5 milhões de brasileiros podem ter o titulo cancelado por ausência nas ultimas eleições
Redação
Foto: Reprodução | TRE-PI
Prédio do TRE-PI

Hoje, segunda-feira (19), é o último dia para que eleitores de todo o país regularizem o título eleitoral. Ao todo, o Brasil possui mais de cinco milhões de eleitores faltosos, que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente à ausência nas últimas três eleições, que incluem turno e pleitos suplementares. Os dados foram disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para consultar sua situação eleitoral, o eleitor pode acessar o site do TSE e se informar pela opção de Autoatendimento Eleitoral - Título Eleitoral - “Consultar situação eleitoral”. Para além desta opção, o eleitor pode se informar pelo e-Título ou no cartório eleitoral da sua zona ou cidade.

O cancelamento do título não vale para as pessoas que possuem voto facultativo. Este grupo engloba: menores de 18 anos; maiores de 70 anos; pessoas não alfabetizadas e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.

Continue lendo após a publicidade

No estado e na capital

No Piauí, cerca de 60 mil pessoas podem ter seu título de eleitor cancelado. Em Teresina, esse número ultrapassa 13 mil. Os dados foram fornecidos pelo TRE-PI.

Leia também