Senatran publica novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular
Manual busca tornar o exame mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro e reduzir diferenças regionais na aplicação da prova
RedaçãoA Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) publicou, neste domingo (1º), o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), documento que estabelece as regras nacionais da prova prática para obtenção da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O manual define diretrizes obrigatórias para todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e tem como objetivos: tornar o exame mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro; reduzir diferenças regionais na aplicação da prova e reforçar a segurança viária.
As novas regras irão entrar em vigor de forma uniforme em todo o território nacional, mas o trajeto do exame pode variar conforme as características das vias de cada cidade, o que abre a possibilidade de que as provas sejam diferentes entre si.
Entre as principais alterações está o fim da baliza como etapa autônoma, principal e eliminatória do exame, além da padronização nacional dos critérios de avaliação.
Sobre a questão da baliza, o órgão destaca que a “avaliação deixa de ser sobre uma manobra específica, feita em um espaço à parte e pouco representativa do dia a dia, e passa a observar o condutor em situação real de tráfego”.
“O que permanece [sobre a avaliação da baliza] é a finalização do percurso, momento em que o candidato deverá estacionar o veículo", explica.