DRACO cumpre 32 mandados contra membros de organização criminosa
A operação mirou em integrantes da organização criminosa do Bonde dos 40 em Teresina
RedaçãoA Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou na última terça-feira (18), o cumprimento a 32 mandados de prisão contra integrantes da organização criminosa do Bonde dos 40 em Teresina.
Segundo o delegado da DRACO, Charles Pessoa, os alvos compõem duas células da facção, que atuam de formas diferentes. Um grupo integrava o Tribunal do Crime, responsável pelas execuções dentro da facção. Investigações feitas pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) ajudaram a Polícia Civil identificar os alvos relacionados a crimes de homicídio na Zona Sudeste de Teresina. A operação também objetiva a desarticulação dos líderes da organização criminosa, envolvidos em homicídios, posse e porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
Dentre os crimes indicados, está a tentativa de homicídio ocorrida no dia 02 de outubro de 2024, quando criminosos invadiram uma residência se passando por policiais e disparam com armas de fogo contra o morador da casa. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A ação foi filmada pelos próprios autores do atentado e divulgado nas redes sociais.
Conforme a Polícia Civil, ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão nos bairros Pedro Balzi, Monte Horebe, Novo Horizonte e Santo Antônio, localizados nas zonas Sudeste e Sul.
Segundo a Polícia Civil, a ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) e Polícia Militar do Piauí, através dos Batalhões BEPI, BOPAER e BOPE.