5ª Conferência Nacional debate políticas públicas para mulheres em todo o Brasil
Conferência mobiliza todo o país em defesa da igualdade de gênero e do fortalecimento das mulheres
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) está em andamento, reunindo representantes da sociedade civil e do governo para discutir e propor diretrizes que fortaleçam as políticas públicas voltadas às mulheres.
Organizada pelo Ministério das Mulheres, a conferência tem como eixos centrais a promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento à violência, a ampliação da participação feminina nos espaços de decisão e o fortalecimento da rede de proteção social.
O processo conta com etapas municipais e estaduais, garantindo participação democrática e diversidade regional. As propostas aprovadas nessas fases compõem o documento nacional a ser deliberado na etapa final da conferência, em Brasília.
A iniciativa busca consolidar avanços, corrigir desigualdades históricas e assegurar que o Estado brasileiro continue ampliando políticas que garantam direitos e oportunidades iguais para todas
Em todo o Brasil já foram realizadas as conferências preparatórias nas modalidades Livres, Municipais, Regionais, Distrital e Estaduais. Os encontros mobilizaram milhares de mulheres, presencialmente e de forma remota, reforçando o compromisso do Governo Federal em garantir espaços de diálogo democrático e participativo para a construção das políticas para as mulheres.
Milhares de propostas foram apresentadas nessas etapas e agora seguem para a etapa nacional, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O objetivo é consolidar as recomendações vindas de todas as regiões do país, assegurando que a 5ª CNPM seja um marco na formulação de políticas públicas que promovam mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas.