CCJ aprova cassação do mandato de Carla Zambelli

Decisão final cabe ao plenário da Câmara dos Deputados
Redação
Foto: Reprodução | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Carla Zambelli, deputada federal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (10), recomendar ao plenário da Casa a perda do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O placar final foi de 32 votos favoráveis e dois contrários.

A decisão final sobre a perda de mandato cabe, agora, ao plenário da Câmara. Para que a parlamentar tenha seu mandato cassado, pelo menos 257 deputados federais terão de votar a favor da medida.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou, em coletiva à imprensa ocorrida nesta terça-feira (9), que o plenário deve analisar a perda do mandato de Carla Zambelli ainda nesta quarta-feira.

Continue lendo após a publicidade

Caso de Zambelli

No mês de agosto, Carla Zambelli foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a dez anos de prisão por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença se tornou definitiva, sem possibilidade de recurso.

A deputada decidiu fugir para a Itália para escapar da Justiça. Ela acabou sendo presa nos arredores de Roma dias depois de ser considerada fugitiva e procurada pela Interpol.

O governo brasileiro requereu a extradição da parlamentar, mas a pauta ainda não foi analisada pela justiça italiana.

Leia também