OPA Piauí é referência em participação popular na gestão pública
O modelo piauiense será implementado em Cabo de Santo Agostinho (PI), em 2026.
RedaçãoO Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) foi notado em outros estados como referência em participação popular na gestão pública. O reconhecimento veio com a visita técnica do secretário executivo de Orçamento Participativo de Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, Moisés Xavier, á Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em Teresina. A visita tinha o objetivo de conhecer o OPA Piauí e aprimorar o modelo que será implantada no município pernambucano a partir de 2026.
Durante a visita, o secretário do Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, apresentou toda a metodologia do OPA, explicando suas fases, regulamento, processo de cadastramento e votação, investimentos, indicadores e principais ações já executadas nos municípios piauienses
A agenda do secretário pernambucano ainda incluiu reuniões com técnicos responsáveis pela gestão e planejamento do OPA Piauí, apresentações sobre a plataforma Colab – ferramenta digital utilizada no programa –, e diálogos com representantes de secretarias parceiras na execução do OPA, como a Secretaria de Relações Sociais (Seres), Secretaria das Cidades (Secid) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O OPA Piauí é um instrumento que permite a população participar na elaboração do orçamento anual do Estado do Piauí. Através do programa, os cidadãos podem indicar diretamente onde sejam aplicados os investimentos públicos em seus municípios e comunidades. As propostas são enviados pelos representantes de bairros dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Qualquer cidadão com mais de 16 anos e CPF pode participar da etapa de votação popular. A plataforma digital do programa garante o acesso irrestrito aos cidadãos dos municípios contemplados pelo OPA.