Wellington Dias é eleito presidente da Aliança Global Contra Fome e Pobreza
A eleição ocorreu nesta terça-feira (11), em Roma, na Itália
RedaçãoO ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, foi nomeado presidente do Conselho de Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. A eleição ocorreu nesta terça-feira (11), em Roma, na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), durante a primeira reunião do Conselho.
A reunião teve como objetivo definir a composição do Conselho, estabelecer as presidências e vice-presidências, além de aprovar as normas para o funcionamento do grupo. Como presidente, Wellington Dias terá a responsabilidade de estimular debates estratégicos entre os países e as organizações participantes, focando em ações imediatas para melhorar as condições de atuação da Aliança.
“O objetivo é trabalhar com cada país, implementando programas alinhados com o plano nacional, escolhendo políticas públicas dentro da agenda da Aliança. O principal papel dos Campeões será incentivar países, organizações e instituições a manterem o compromisso e a execução das metas estabelecidas pela Aliança”, afirmou o ministro.
Wellington Dias também ressaltou que iniciativas brasileiras, como o Cadastro Único e o Bolsa Família, servirão como modelos para outras nações. Para o ministro, a criação do Conselho de Campeões marca um passo significativo para a implementação da Aliança, reunindo líderes globais para promover parcerias eficazes e ações com foco em resultados concretos.
Durante seu discurso, o ministro mencionou que uma equipe multidisciplinar, chamada “Mecanismo de Apoio”, será responsável por apoiar o desenvolvimento de parcerias específicas para cada país, contando com profissionais em Roma, Brasília, Washington DC, Adis Abeba (Etiópia) e Bangkok (Tailândia).