Piauí dá passo histórico e instala primeiro posto de guarda-vidas no litoral

Estrutura reforça segurança na Praia Pedra do Sal e amplia proteção aos banhistas
Redação

O litoral do Piauí acaba de ganhar um importante reforço em segurança. Na manhã deste sábado (20), o Governo do Estado instalou o primeiro posto de observação guarda-vidas em praias piauienses, na Pedra do Sal, em Parnaíba. A iniciativa, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), marca um avanço histórico na prevenção de afogamentos e outros acidentes no litoral.

Foto: ASCOM
Governo do Estado instala primeiro posto de guarda-vidas em praia do Piauí

O novo posto faz parte de um projeto mais amplo voltado à ampliação das ações de segurança nas áreas litorâneas, garantindo mais tranquilidade para moradores, turistas e visitantes. A estrutura permite monitoramento constante das condições do mar, orientação preventiva aos banhistas e resposta mais rápida em situações de emergência.

A ação contou ainda com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que doou as madeiras utilizadas na construção dos postos, e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com o comandante-geral do CBMEPI, coronel José Arimatéia Rêgo, os postos de observação são essenciais para ampliar a capacidade de prevenção e atuação dos guarda-vidas. “É uma estrutura de extrema importância, que amplia a visão do militar em situações de alerta ou perigo iminente. Assim, conseguimos oferecer uma assistência mais rápida e mais segurança a todos que frequentam a praia”, destacou, agradecendo o apoio do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Foto: ASCOM
Governo do Estado instala primeiro posto de guarda-vidas em praia do Piauí

Ao todo, o projeto prevê a instalação de 12 postos de observação guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral piauiense. Serão dois na Pedra do Sal, um na Lagoa do Portinho, três na Praia de Atalaia, dois na Praia do Coqueiro, um na Praia de Maramar, um na Praia de Macapá e dois em Barra Grande.

Os postos funcionarão diariamente durante a alta temporada e, fora desse período, aos fins de semana. Cada estrutura contará com uma dupla de bombeiros militares em sistema de revezamento, além de apoio de equipamentos e viaturas para atendimentos emergenciais.

Com a iniciativa, o Governo do Estado fortalece a segurança no litoral e dá mais um passo importante para tornar as praias do Piauí cada vez mais preparadas, seguras e acolhedoras para todos.

Leia também