Casa da Mulher Brasileira recebe Carreta da Mamografia e realiza 160 atendimentos

Além dos exames, a programação contou com palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer
Redação

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina recebeu, nesta quinta (2) e sexta-feira (3), a Carreta da Mamografia como parte da programação do Outubro Rosa promovida pela Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Durante os dois dias, 160 mulheres foram atendidas e realizaram o exame gratuito para detecção precoce do câncer de mama.

Além dos exames, a programação contou com palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, conduzidas pela Sesapi, e momentos de reflexão sobre enfrentamento à violência contra a mulher, organizados pela equipe técnica da Sempi. A proposta foi reforçar a importância do cuidado integral à saúde física e emocional das mulheres.

Foto: Reprodução
Cuidado integral à saúde física e emocional das mulheres

Moradoras da região destacaram a relevância da iniciativa. “Foi muito importante, porque para fazer um exame desse a gente enfrenta muita dificuldade. Aqui foi rápido, perto de casa e com atendimento de qualidade. Gostei demais”, afirmou Ana Maria dos Santos, uma das atendidas.

Continue lendo após a publicidade

Já Maria Lucilene dos Santos Silva ressaltou a agilidade do atendimento: “Foi a primeira vez que participei e achei ótimo. Sem demora, conseguimos fazer o exame com tranquilidade”.

Foto: Reprodução
Cuidado integral à saúde física e emocional das mulheres

A ação também possibilitou que muitas mulheres conhecessem, pela primeira vez, a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto. O espaço é referência no atendimento a mulheres vítimas de violência, reunindo serviços especializados em um só local, como serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), do Ministério Público, da Defensoria Pública, atendimento psicossocial e jurídico, apoio à inserção no mercado de trabalho, emissão de documentos e orientação sobre direitos.

Com gestão compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal, a unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, garantindo escuta qualificada, acolhimento humanizado e encaminhamentos imediatos, incluindo medidas protetivas de urgência.

Foto: Reprodução
Cuidado integral à saúde física e emocional das mulheres

A Carreta da Mamografia segue a programação em Teresina e estará nos dias 6 e 7 de outubro na Praça das Missões, bairro Vila da Paz. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para realizar o exame, é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. A faixa etária prioritária é de 40 a 69 anos.

Leia também