CRM encontra UTI do HUT com aparelhos improvisados após pane em sistema de ar-condicionado

Conselho identificou uso de splits em ambiente hospitalar de alta complexidade; direção diz que situação está controlada
Redação

Uma inspeção realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) na manhã desta quarta-feira (12) constatou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) utiliza equipamentos de refrigeração inadequados para um ambiente hospitalar de alta complexidade.

Foto: Reprodução
Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí em inspeção

Segundo o presidente do CRM-PI, João Moura Fé, a visita foi motivada por uma denúncia recebida pelo órgão e verificou que o sistema central de ar-condicionado do hospital está antigo e sem reposição de peças, o que levou a instalação de aparelhos do tipo split na UTI — solução considerada improvisada e não recomendada pela Anvisa.

“Constatamos que é um problema crônico. A central de ar-condicionado é velha, sem reposição de equipamentos e peças. A FMS instalou vários splits na UTI para solucionar temporariamente o problema. No momento, apenas uma sala está sem climatização, e estão montando uma central improvisada com splits”, afirmou Moura Fé.

Continue lendo após a publicidade

O presidente explicou ainda que a direção do HUT tomou medidas emergenciais e que há um processo licitatório em andamento para instalação de uma nova central.

“A direção solucionou o problema momentaneamente. A empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato, e a prefeitura aplicou penalidades. Agora, o hospital executa o contrato diretamente. A situação está controlada, embora provisoriamente, e não há indicativo de interdição ética”, completou o médico.

A diretora-geral do HUT, Aranucha Oliveira, e o diretor técnico acompanharam a inspeção. De acordo com o CRM, a central de ar-condicionado do hospital funciona de forma precária há cerca de quatro anos.

O problema mais recente ocorreu na noite de terça-feira (11), quando uma pane atingiu a refrigeração da UTI 4 adulta, que possui 17 leitos. A direção informou que as medidas emergenciais foram tomadas imediatamente para garantir a climatização adequada aos pacientes.

Leitos de UTI no HUT

  • Pediátrica: 10 leitos
  • Geral: 9 leitos
  • Neuro: 9 leitos
  • UTI 4: 17 leitos

A inspeção contou com a presença do presidente João Moura Fé, do vice-presidente Raimundo Sá e do médico fiscal Juarez Holanda.

CRM também fiscaliza UBSs

O CRM informou ainda que já fiscalizou 51 das 93 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina. As inspeções apontaram falta de medicamentos e insumos, além de problemas estruturais em diversas unidades.

Leia também: Unidade Básica de Saúde precisa de melhorias em sua estrutura

Foto: Reprodução
Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí em inspeção

Leia também