Piauí confirma a primeira morte por dengue em 2025; vítima tem 12 anos

De acordo com a secretária, a menina veio a óbito no Hospital Tibério Nunes, em Floriano
Redação

O Piauí registrou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima foi uma menina de 12 anos, residente em Nazaré do Piauí, na região Sul do estado. Ela tinha anemia falciforme, uma condição genética rara e incurável que afeta a hemoglobina. A informação foi confirmada por Maria Gracileia Oliveira, secretária de Saúde do município.

De acordo com a secretária, a menina veio a óbito no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, no dia 28 de fevereiro, após permanecer internada por quatro dias. A identidade da vítima não foi divulgada até a última atualização desta matéria.

Foto: shutterstock
Piauí confirma a primeira morte por dengue em 2025; vítima tem 12 anos

Dados do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) apontam que, até 21 de março deste ano, o estado registrou 1.783 casos prováveis de dengue e 840 confirmações da doença. Em 2024, mais de 15 mil casos foram notificados e 24 pessoas morreram em decorrência da dengue, marcando o maior número de óbitos na última década.

Continue lendo após a publicidade

O Ministério da Saúde destaca que a dengue provoca febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos e manchas avermelhadas na pele. Em casos mais graves, os sintomas incluem dor abdominal persistente, vômitos frequentes e sangramentos nas mucosas. Grupos como gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos com mais de 65 anos são mais suscetíveis a complicações. É recomendado procurar atendimento médico ao surgimento dos primeiros sinais, evitando a progressão da doença.

Leia também