Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Aegea antecipa mais de 200 poços para enfrentar seca e estiagem no Piauí

Concessionária anuncia plano emergencial e antecipação de investimentos para garantir abastecimento

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16) no Evento Conexão Águas do Piauí & Movimentos Sociais, no Metropolitan Hotel, um representante do Grupo Aegea — responsável pela gestão do sistema de abastecimento em diversas regiões do Estado — apresentou as medidas adotadas pela concessionária para mitigar os efeitos da seca e do período de estiagem deste ano, marcado pelo intenso calor do BRO.

Em entrevista à Revista 40 Graus, o executivo destacou que a empresa decidiu antecipar um volume expressivo de investimentos ainda nesta fase contratual, com o objetivo de minimizar o impacto da estiagem e enfrentar o histórico problema de falta d’água no Piauí.

“A Aegea está antecipando um volume significativo de investimentos exatamente para diminuir o problema da falta d’água, que é histórico no Piauí. Este ano o BRO não antecipou as chuvas, elas se emendaram com as do ano passado. Percebendo essa situação, conversamos com o poder concedente e com a agência reguladora e elaboramos um plano agressivo de antecipação de investimentos”, explicou.

Foto: Eloy Figueiredo / Revista40grausConcessionária anuncia plano emergencial e antecipação de investimentos para garantir abastecimento
Concessionária anuncia plano emergencial e antecipação de investimentos para garantir abastecimento

O plano de enfrentamento à estiagem reúne ações paliativas e estruturantes. Entre as medidas emergenciais está o uso de carros-pipa para o fornecimento de água em áreas mais afetadas, enquanto as ações de longo prazo incluem a perfuração e a recuperação de poços em todo o Estado.

“Começamos a assumir a concessão em maio deste ano, então algumas medidas paliativas ainda são necessárias. Mas, em paralelo, já estamos executando ações de longo prazo, com a perfuração e recuperação de poços em todo o Estado”, acrescentou o representante.

De acordo com ele, o projeto prevê mais de 200 novos poços em operação, além da revitalização de estruturas existentes que estavam inativas por problemas de manutenção, falta de energia ou equipamentos.

Autorizado pela MIHAI e acompanhado pela agência reguladora estadual, o plano representa uma das maiores antecipações de investimento já realizadas pela Aegea no Piauí, reforçando o compromisso da empresa com a segurança hídrica e a sustentabilidade do abastecimento de água para a população.

Foto: Eloy Figueiredo / Revista40grausEvento Conexão Águas do Piauí & Movimentos Sociais, no Metropolitan Hotel
Evento Conexão Águas do Piauí & Movimentos Sociais, no Metropolitan Hotel

Fonte: Revista 40 Graus

Comente