Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Jornalistas piauienses lançam site que celebra a identidade cultural do estado

Projeto propõe uma revolução comunicacional e social a partir do orgulho de ser piauiense

Em meio às comemorações do Mês do Dia do Piauí, um novo projeto independente surge para fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho piauiense. Criado pelas jornalistas Jhoária Carneiro e Mariana Medeiros, o Piauiensidades nasce com o propósito de valorizar a cultura local e promover um jornalismo crítico, social e comprometido com as narrativas do território.

A iniciativa surgiu do desejo de criar um espaço que contasse as histórias do Piauí sob o olhar de quem vive, sente e cria no estado.

“A ideia do Piauiensidades surgiu a partir do meu curso de Jornalismo e da minha vivência em redações. Eu percebia que o jornalismo cultural piauiense não era valorizado. Sempre acreditei que a cultura pode transformar a sociedade, mas não encontrava espaços que dialogassem com isso, então pensei: talvez eu possa criar esse lugar”, explica Mariana Medeiros.

Já para Jhoária Carneiro, o projeto representa um resgate da autoestima piauiense e a construção de uma mídia com autonomia editorial.

Foto: Mariana Medeiros / PiauiensidadesProjeto Piauiensidades propõe uma revolução comunicacional e social a partir do orgulho de ser piauiense
Jornalistas Piauienses lançam portal que celebra a identidade Piauiense - Mariana Medeiros e Jhoária Carneiro

“A falta de uma mídia que instigasse mais o orgulho piauiense sempre foi presente no nosso estado. Por isso, o Piauiensidades foi criado para ser esse espaço, desde o nome até a identidade visual”, afirma.

Com presença ativa no Instagram, X (Twitter), TikTok, YouTube e no site oficial, o Piauiensidades se consolida como um veículo plural, independente e engajado, que busca inspirar uma nova geração de comunicadores e criadores de conteúdo a olhar o Piauí com orgulho e afeto.

“Nosso objetivo é que o Piauí inteiro entenda o que significa ser piauiense e, a partir disso, plante uma semente de como a cultura pode transformar a sociedade”, conclui Mariana.

 Piauiensidades nas redes:

Instagram: @piauiensidades

X/Twitter: @piauiensidades

TikTok:  @piauiensidades

YouTube: @piauiensidades

Site: http://www.piauiensidades.com

Fonte: Piauiensidades

Comente