Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Alckmin celebra decisão da Suprema Corte dos EUA e vê oportunidade para fortalecer comércio com o Brasil

Presidente em exercício diz que eliminação de tarifas deve ampliar parcerias e elevar intercâmbio econômico entre os dois países
Redação

O presidente em exercício e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, avaliou nesta sexta-feira, 20, que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de considerar ilegais as tarifas impostas com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês) representa um avanço importante para as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Foto: PlanaltoO presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, comentou nesta sexta-feira (20/02) a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, comentou nesta sexta-feira (20/02) a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos

Em entrevista à imprensa, Alckmin destacou que os Estados Unidos são um dos principais parceiros comerciais brasileiros, sendo o terceiro maior comprador de produtos nacionais e o maior mercado para produtos manufaturados e com maior valor agregado. Para ele, a retirada das tarifas deve ampliar a parceria econômica e o intercâmbio de bens entre os dois países.

O presidente em exercício explicou que a redução das tarifas era um processo em andamento, fruto de conversas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então presidente norte-americano Donald Trump, com participação da iniciativa privada. As tarifas adicionais que chegaram a atingir 37% do valor das exportações brasileiras para os EUA foram reduzidas para cerca de 22%. Entre os produtos mais afetados estavam café solúvel, máquinas, motores, madeira e calçados.

Alckmin afirmou que as negociações com o governo dos Estados Unidos vão continuar e podem se intensificar. Segundo ele, o Brasil sempre defendeu o diálogo como ferramenta de solução e a orientação do presidente Lula é precisamente essa: manter a negociação aberta e avançar ainda mais nas relações bilaterais.

O ministro também ressaltou o papel do comércio exterior no crescimento econômico do Brasil. Para Alckmin, a decisão da Suprema Corte americana pode abrir novas oportunidades para tornar o comércio exterior brasileiro mais dinâmico, o que, na avaliação dele, tem impacto direto na geração de empregos e na oferta de renda.

Fonte: Revista40graus, Planalto, mídias, redes sociais e colaboradores

Comente